“Cerca de 49 mil pessoas foram prestigiar a ArtRio.”
Uma das mais importantes feiras de arte da América do Sul, a ArtRio – Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro aconteceu entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro nos armazéns do Píer Mauá. Nesta sexta edição, o evento reuniu 73 galerias muito conceituadas de sete países, entre elas 19 estreantes no evento.
Os cariocas foram contemplados por 5 dias de muita arte no evento mais importante desse segmento. Foram cerca de 49 mil pessoas prestigiar a ArtRio que chegou ao fim nesse último domingo (2). Contou com a presença de galerias de arte importantes e obras de qualidade. O evento trouxe grandes nomes de países como Argentina, França, Estados Unidos e China. Tudo isso nos armazéns do Píer Mauá, situado no coração do novo Boulevard Olímpico.
Além da meta em apresentar grandes figuras da arte internacional, a Art Rio se propõe a revelar novos nomes da arte. Em um dos programas da feira, o VISTA, dedicado à galerias contemporâneas recentes. Proporcionou um prêmio dedicado a artistas de até 15 anos, é o Prêmio FOCO Bradesco ArtRio. Neste ano os selecionados foram Romy Pocztaruk, Ivan Grilo e Jaime Lauriano. Todos foram presentados com residências artísticas. Participaram ainda ativamente com suas obras no evento.
A organização acredita que esta edição foi promovida no formato ideal de acordo com as exigências do atual cenário artístico. O sucesso da feira demonstra como o mercado permanece ativo no Brasil. E a arte brasileira sendo reconhecida fora do país. Segundo a presidente da ArtRio, Brenda Valansi, esse posicionamento fortalece a imagem do Brasil como uma nação expressiva e pertinente em produção cultural.
Entre as mais de 73 galerias reunidas no ArtRio os visitantes puderam realizar aquisições de peças internacionais com isenção de ICMS.